O Porta Palete é uma estrutura projetada para o armazenamento de cargas paletizadas de qualquer tamanho com acesso direto e individual a cada referência. Ideal para armazenar, classificar e ordenar todo o tipo de mercadoria a qualquer altura: tambores, bobinas, barris, contentores, paletes de vários tamanhos,compensados, MDF, tecidos etc.
Nesta página vamos apresentar os componentes da estrutura, suas diversas utilizações e técnicas de montagem.
Confira os seguintes itens: Porta-palete componentes , paletes , corredor operacional , porta-palete manual , porta palete MDF, porta palete para tecido , porta-bobina e porta palete com piso intermediário. Confira também fotos e manual de montagem.
Esperamos que as informações sejam úteis ao nosso público:


Item 01 : Componentes da Estrutura
   

1- Porta-palete:

Lateral ou Montante:
Composto por colunas , tavessas, diagonais, orelhas e sapatas. Os laterais variam em altura e profundidade de acordo com a ultilização. A união desses itens se da por meio de " orelhas" que são peças metálicas parafusadas nas colunas e que recebem as travessas e diagonais. As sapatas são itens de acabamento e transmissão de cargas ao piso.

.
Longarinas ou Vigas:
As longarinas são encaixadas nas colunas por meio de garras, fabricamos vários modelos : Viga Sigma , Viga Z com aba e Viga Caixão. Cada viga possui uma finalidade específica.
     

4-Sapatas
São parafusadas nas colunas e chumbadas no chão atraves de chumbadores de expansão.

5-Trilho para armazenagem.
Os trilhos tem a função de auxiliar na armazenagem de cestas aramadas , o trilho cria uma base sobre as longarinas.

6- Porta Tambor
São peças encaixadas nas longarinas, com um "berço" para receber os tambores armazenados na posição horizontal.


7- Porta Bobina
São peças metálicas colocadas entre as longarinas , formando uma base ao longo da profundidade do módulo, permitindo assim a colocação da bobina.

 

12- Tranversinas
Essas peças são instaladas sob planos em madeira com o objetivo de "ajudar" a madeira a suportar as cargas , em vista da limitação de resistência das mesmas.

13-Protetor de coluna
O protetor de coluna possui a função de prtoger a coluna de impactos frontais por parte da emplilhadeira, , são peças importantes para a segurança geral da estrutura.

14 - Protetor Lateral
O protetor lateral possui a função de proteger a lateral das estruturas , o ideal é instalar essas pelas em pontos estratégicos do layout , são peças importantes para a segurança geral da estrutura.

2- Junção ou Emenda
Essa peça permite a ampliação vertical da estrutura. É encaixada por dentro da coluna e parfusada.



3- Amarração
Possui a finalidade de amarrar as estruturas em alvenarias ou em estruturas proximas . A finalidade é aumentar a estabilidade das estruturas, embora as mesmas são auto-portantes.



8- Espaçador de Garfo
O espaçar de garfo tem a função de criar meios para acesso do garfo da empilhadeira no caso de armazenagem de chapas de aço ou madeira, assim abre-se um espaço entre a longarina (viga) e o material, neste espaço entra o garfo, permitindo a elevação da carga.

9 e 10 - Planos em Aço
São bandejas em aço encaixadas nas longarinas formando um plano, esses palnos são dimensionados de acordo com as cargas solicitadas. As longarinas possuem uma aba de encaixe para receber os planos, assim permitindo o armazenamento manual.


11- Planos em Madeira ( MDF ou Compensado)
São utilizados para armazenagem manual, é uma opção mais econômica para planos de armazenagem , também são encaixados nas longarinas.


15 - Placas de indentificação
São colocadas b[nas estruturas para identificar as capacidades de carga da estrutura.

16-Trilhos Guia
São Trilhos colocados ao longo da estrutura, com a finalidade de guiar as empilhadeiras em seu transito pelos coredores.

17 - Distanciador
Possuem a função de manter uma distância entre as estruturas duplas, por norma os paletes devem estar distanciados 10cm , e devem ter um balaço de 10cm , assim o espaçor padrão possui 30 cm. Em casos especiais podemos fabricar distanciadores especiais.

18 e 19 - Fechamentos laterais e de fundo.
Para a ptoteção contra quedas de produtos ou para segurança das áreas fechadas. Instalamos fechamentos em divisórias metálicas.


Item 02 : Utilização das estruturas

Paletes ou Paletts
Para a correta especificação da estrutura para armazenar paletes, devemos como 1º passo especificar o palete a ser armazenado , é necessário verificar a altura, largura, profundidade e carga máxima de utilização. O 2º passo é definir o espaço disponível para a disposição das estruturas e como 3º passo deve-se verificar a empilhadeira em caso de armazenagem mecânica , a empilhadeira irá definir o corredor entre estruturas e a altura máxima da ultima longarina.

       



Palete Carregado



Modelo de Palete de Madeira




Palete PBR 01
Tamanho: 1000 X 1200 - 4 Entradas - Dupla Face com Reforço - Capacidade: 1.500 kilos.

Palete PBR 02
Tamanho: 1050 X 1250 - 2 Entradas - Face Silmples - Capac
idade de peso: 1.000 kilos.

Palete Euro
Tamanho: 1000 X 1200 - 4 Entradas - Capacidade de peso: 1.000 kilos.


Palete One Way
Tamanho: 800 X 1200 - 4 Entradas - Capacidade de peso: 1.200 kilos.


Palete Plástico
Tamanho: 1000 X 1200 - 4 Entradas - Capacidade de peso: 1.200 kilos. Neste caso deverá haver 03 apoios para esse palete, serão 03 longarinas , sendo uma central e 02 nas extremidades.
 
Após a definição do palete utilizado , podemos definir a estrutura. A norma NBR 15524-2/2007 Sistemas de armazenagem definem o espaçamento entre os paletes e profundidade , assim conseguimos definir o tamnaho das longarinas, a profundidade da estrutura e o espaçamento entre as longarinas. A norma determina o espaçamento de 10cm entre os paletes, entre a estrutura e da face superior do palete a longarina superior. Com esses parametros conseguimos definir as dimensões da estrutura.


Exemplos :
Exemplo 1 : Palete PBR de 1000 mm x 1200 mm com altura de 1200 mm , neste caso a longarina deverá medir 2300 mm e a altura livre entre as longarinas será de 1300 mm.
Exemplo 2 : Palete One Way , com 800 mm de frente, 1200mm de profundidade e altura de 1500 mm, neste caso a longarina deverá ter 1900 mm , a profundidade do módulo é de 1000mm e a altura do vão livre será 1600mm.
Veja o desenho esquemático :




Corredor Operacional :

 Empilhamento em ângulo de 90 graus
Conforme mostra a figura abaixo, corredor operacional é a distancia entre estruturas que permite o giro da empilhadeira. Desse modo, considera-se a diemensão da largura do corredor para empilhamento ou a largura entre os laterais do porta-palete .Como as especificações do raio de giro, cada empilhadeira possui um raio de giro especificado pelo fabricante, as dimensões do corredor para empilhamento em ângulo reto são determinadas sob condições ideais de operação . Recomendamos adicionar 150 a 300 mm à largura do corredor para empilhadeiras de pequeno porte ( 1000 kgf a 4000 kgf de capacidade) e até 800mm ou mais para empilahdeiras de grande porte. Isso permitirá ao operador efetuar giros mais suaves e velocidade normal se preocupar-se com a precisão da aproximação na área de empilhamento.  





Porta-palete Manual

k

  A estrutura porta-palete pode ser utilizada para armazenagem manual , é ideal para armazenar caixas, produtos diversos para picking. O porta-palete manual suporta cargas entre 100 a 1000 kgf / plano . O fechamento pode ser com madeira ou planos em aço. O plano em aço é recomendado para armazenar alimentos, para os demais itens é recomendado utilizar madeiras em função do melhor custo embora a madeira possui menor capacidade de carga , mas este fato pode ser melhorado com a utilização de transversinas.
Quantos as dimensões , as estruturas possuem versatilidade de altura, profundidade, largura e numero de cargas.
No entanto , quando se utiliza madeira como planos de fechamento é recomendável utilizar medidas compatíveis com a madeira.

Principais Madeiras Utilizadas para planos :

Compensados Laminada de Sumauma ou Virolinha

Dimensões (largura x comprimento x espessura)

1,60 x 2,20 m x 10mm

1,60 x 2,20 m x 15mm

1,60 x 2,20 m x 18mm

Compensados Sarrafeado de Sumauma ou Virolinha

Dimensões (largura x comprimento x espessura)

1,60 x 2,20 m x 15mm

Duratree (eucatex)

dimensões da chapa (largura x comprimento x espessura):

1,22m x 2,44 m x15mm

MDF cru

dimensões (largura x comprimento x espessura):

1,83m x 2,75 m x 12mm

1,83m x 2,75 m x 15mm

1,83m x 2,75 m x 18mm

1,83m x 2,75 m x 20mm

Sugestão de Módulo :
Para Planos com compensado Naval , o ideal é o módulo ter 2200 mm de frente e 800 mm de profundidade, assim há um aproveitamento total da madeira. Outra Sugestão seria o módulo de 1600 mm de profundidade com 03 colunas.

 

Porta-Palete para MDF , Compensado e Chapas em Geral

As estruturas porta-palete são ideais para Armazenar chapas de MDF ,Compensados e madeiras em geral . Esse produto é muito utilizado em madereiras e fábrica de movéis, podendo ter vãos para fardos de madeiras e vãos menores para a armazenagem de maior variedade de chapas para o comércio nno varejo. Quanto as dimensões das estruturas, elas devem se ajustar ás medidas das chapas a serem armazenadas . Seguem abaixo alguns exemplos :  
 

Exemplo de módulo para MDF .
Exemplo 01: Neste caso abaixo das fotos a estrutura está armazenando compensados navais ( Dimensões 2200 x 1600mm), a estrutura mede 2300mm de frente, 1600 mm de profundidade e 08 planos de armazenagem , permitindo o armazenamento de diversas espessuras de chapas. Quanto ao peso por plano , podemos estimar considerando o peso específica da madeira , cerca de 700 kgf/m3, assim a carga por plano dependerá da altura do vão escolhido que melhor atenda a necessidade.



Exemplo 02: Neste caso ( fotos abaixo)a estrutura está armazenando MDF( dimensões 1830 x 2750 mm), a estrutura mede 2900mm de frente, 1700 mm de profundidade e 05 planos de armazenagem ( piso + 04), neste caso estamos armazenado paletes fechados de MDF , a carga estimada por palete cerca de 2000 kgf/plano.Quanto ao peso por plano , podemos estimar considerando o peso específica da madeira , cerca de 700 kgf/m3, assim a carga por plano dependerá da altura do vão escolhido que melhor atenda a necessidade.
     
As estruturas Porta-pallet podem ser utilizadas para armazenagem de tecidos em rolo , em geral as dimensões são 2200 mm de frente x 1600 mm de profundidade , essas dimensões são ideais pois acompanham as dimensões da madeira , compensado 2200 x 1600mm, e as dimensões dos tecidos. Com relação a altura e número de planos é variável de acordo com a necessidade do cliente.
Esse produto é ideal para confecções e lojas de tecidos. Veja abaixo alguns exemplos.

Porta-Bobinas

A estrutura porta palete por sua grande versatilidade permite também armazenar bobinas de cabos elétricos. O sistema permite com facilidade a retirada dos cabos girando a bobina e cortando os cabos na dimensão desejada pelo cliente. Também há facilidade de carregar as bobinas por meio de empilhadeiras elétricas.


Modelos de Bobinas    
Modelo de Projeto    


Porta palete com piso Intermediário

O Porta-palete  podem ser montadas com pé direito duplo e piso intermediário , assim formando um mezanino com a própria estrutura das estantes em aço. Esse sistema possibilita o maior aproveitamento do pé direito do local .
Componentes:


Galeria de Fotos 01



Galeria de Fotos 02

1 - Colunas PP Pesada
Devido a carga elevada utilizamos as colunas PP pesada com 90 x 40 mm e  através de junções é possível alcançar as alturas do projeto.


Piso Wall e Mad Wall :
No caso do piso Wall as placas possuem 2500mm x 1200 mm e são cortadas de acordo com o corredor no cliente, o vão maximo permitido é de 1200mm no sentido de 2500 mm , para vãos maiores será necessária infra-estrutura adicional.


Outra Opção é o Madwaal , que segue o mesmo padrão do piso Wall , porem possui um acabamento melhor.

04 - Guarda-corpo
São estuturas colocadas visando a segurança dos usuários. São colocadas em todos os locais que oferecem riscos de quedas. Em geral são fabricados em travessas PP ou Metalon de 50x20 ou 50x30 mm.



2- Pisos
Para piso podemos utilizar placas em aço ou pisos tipo Wall.
No caso do piso em aço , as placas são estampadas na dimensão de 230 mm com o comprimento do corredor , podemos ter piso fechado ou vazado que permite melhor ventilação e iluminação.

03- Escada
As escadas são projetadas de acordo com a altura do piso intermediário, são colocadas na posição que permita a melhor circulação e praticidade.


 

05 - Acabamentos :
Na montagem do sistema são fornecidos alguns acabamentos com colunas e vigas para montagem da escada, cada projeto possui suas particularidades, no caso da foto abaixo foi colocada uma coluna de porta-palete e vigas para sustentação do vão da escada.





Design by ekro2014